biposgrado.com

INFORMAÇÕES ÚTEIS

DICAS DE VIAGEM

✔️ O calendário de início das  aulas é disponibilizado pelas universidades com bastante antecedência, para o melhor planejamento financeiro dos candidatos. Converse com a assessoria para maiores informações. 

✔️ No Paraguai pode ingressar com passaporte ou RG que não tenha mais de 10 anos de emissão, se seu RG não é muito antigo pode ingressar com ele sem passaporte. É importante passar na imigração (Ciudad del Este ou Assunção) para carimbo do passaporte ou permissão de entrada e na saída também para dar baixa. 

✔️ Sem Vacina da Febre Amarela, Covid e cartão de vacinação Internacional que expede a Anvisa do Brasil não ingressam ao país. 

✔️ Posteriormente serão disponibilizados os contatos para troca de dinheiro, transportes e demais serviços que possam ser necessários. 

✔️ Janeiro costuma ser um mês bastante quente, dessa forma, roupas leves são recomendadas. Julho é costumeiramente época de inverno, recomendamos levar casacos, calças, luvas e outros. Roupas leves também precisam ser levadas, pois haverá dias de calor.

✔️ A comida é semelhante ao Brasil em variedade e preço nos restaurantes que se encontram ao redor das Universidades (não são restaurantes de luxo), mas oferecem comida de boa qualidade. 

✔️ Os alunos que fizeram Mestrado em países fora do Mercosul têm que tratar o reconhecimento do seus diplomas no CONES do Paraguai durante o curso, antes da defesa (os que cursaram no Brasil ou outro país do Mercosul não precisam).

✔️ Por segurança é importante levar os diplomas e documentos originais. 

✔️ As faculdades estão localizadas em áreas estratégicas de Assunção. É bastante fácil encontrar farmácias, shoppings, casas de câmbio, entre outras coisas.

✔️ Recomendamos levar uma quantia em dinheiro para gastos com alimentação, transporte e lazer ou cartão de crédito (desbloqueio junto à operadora para compras internacionais), sendo esse usado em última instância. 

✔️ Recomendamos que cada aluno leve seu notebook. As atividades serão entregues nas plataformas das faculdades.

✔️ Para realizar chamadas internacionais é necessário solicitar o desbloqueio junto à sua operadora. Recomendamos também a compra de um chip no local para uso dos dados móveis nos aplicativos. 

✔️ Recomendamos o uso de aplicativos de mobilidade (BOLT), pois viagens de táxi são caras.

✔️ Aquisição de adaptador para tomadas. A voltagem em Assunção é de 220V. 

✔️ Lembrar SEMPRE de solicitar recibos e/ou declarações de compras e serviços para futura comprovação na revalidação dos diplomas.

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.

Primeiramente, é necessário entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior do Brasil.

De acordo com a regulamentação, apenas as universidades públicas podem revalidar diplomas:

“Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação”. (Art. 48, § 2º, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20/12/1996).

De acordo com a Portaria Normativa MEC n. 22 de 13 de dezembro de 2016, a revalidação de diplomas de graduação poderá ter tramitação regular ou tramitação simplificada.

A documentação a ser apresentada irá variar de acordo com o tipo de tramitação a ser realizada pela instituição de educação superior.

O aluno deverá pagar uma taxa referente ao custeio das despesas administrativas. O valor da taxa não é prefixado nem pelo Conselho Nacional de Educação e nem pelo Ministério da Educação, e pode variar de instituição para instituição.

O prazo para a universidade se manifestar sobre o requerimento de revalidação de diplomas de graduação por tramitação regular é de até 180 dias e por tramitação simplificada é de até 60 dias, a contar da data de entrega da documentação necessária.

O Brasil não possui nenhum acordo de revalidação/reconhecimento automático de diplomas de nível superior com nenhum país. Portanto, as regras são as mesmas para todos os países.

O Ministério da Educação criou um portal específico sobre o tema com informações detalhadas – a Plataforma Carolina Bori.

Fonte http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?